Luta contra AIDS: Seja mais um a apoiar essa causa!

Dia Internacional da Luta contra AIDS

O primeiro dia de dezembro é um marco importante para a população mundial, pois é a data de combate ao HIV. A data da prevenção da AIDS foi uma escolha da AMS (Assembleia Mundial de Saúde), em outubro de 1987, com apoio da ONU – Organização das Nações Unidas, assim servindo como um reforço a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão, com as pessoas infectadas, conforme a escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas, vindo a ser adotada no Brasil, a partir de 1988.

História do símbolo da causa

O laço vermelho foi adotado como o símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a AIDES. O projeto do laço foi criado, em 1991, por um grupo de profissionais de arte, “Visual Aids”, que procuraram homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam infectados. O símbolo pelo qual é representado por um laço vermelho, foi escolhido porque, representa a ligação do sangue e à ideia de paixão, assim afirmou um dos criadores do Visual Aids, Frank Moore. O qual foi inspirado no símbolo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo, um laço amarelo.

Primeira vez que foi usado

Publicamente foi usado pela primeira vez, pelo ator Jeremy Irons, em 1948, na cerimônia de entrega do prêmio Tony Awards. Vindo assim a se tornar popular. Na época, ativistas tiveram uma certa preocupação com a popularidade e podendo se tornar apenas um mero instrumento de marketing, e perdendo, assim, seu verdadeiro sentido.

Inspirações de outros movimentos

Inspirado no laço vermelho, o laço rosa se tornou símbolo da luta contra o câncer de mama. O amarelo é usado na conscientização dos direitos humanos dos refugiados de guerra e nos movimentos de igualdade. O verde é utilizado por ativistas do meio ambiente preocupados com o emprego da madeira tropical para a construção de sets na indústria cinematográfica. O lilás significa a luta contra as vítimas da violência urbana; o azul promove a conscientização dos direitos das vítimas de crimes e, mais recentemente, o azul vem sendo adotado pela campanha contra a censura na internet ou nos dias atuais o câncer de próstata. Com muitas variações, é ressaltar o mais importante, perceber que todas essas causas são de suma importância para a humanidade.

Como a doença age?

A doença ataca o sistema imunológico, deixando-o fraco e susceptíveis a outras doenças, a aids inicialmente tem sintomas semelhantes a outras doenças bem conhecidas, onde também são acompanhadas por mal-estar, cansaço. Os dados de 2016, 18,2 milhões de pessoas começaram um tratamento contra HIV, mesmo sendo um número grande, ainda não representa nem metade da população mundial infectada.

Previna-se

Use camisinha em suas relações sexuais, é ajude conscientizando os que não tem conhecimento sobre a epidemia, falando, ouvindo e orientando, assim transmitindo informação e levando ao conhecimento do próximo, para não entrar nesse caminho sem volta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × 2 =